A importância do líder e dos formadores de liderança no mercado de trabalho

Com o passar dos anos, o mercado brasileiro vem se tornando cada vez mais competitivo e desafiador para pequenas, médias e grandes empresas. Com isso, nota-se que o perfil de um líder faz-se necessário em qualquer empreendimento para um desenvolvimento saudável.

Trazendo para nossa realidade, podemos citar as lojas e varejos, que precisam de um bom líder para coordenar vendas, estoques, qualidade de marketing, de produtos e, principalmente, ser atencioso e dedicado ao consumidor. O mesmo para bares, restaurantes, setores agropecuários, prestadores de serviços e todos os demais que envolvem pessoas. Com isso, podemos ver o papel fundamental de um bom líder no mercado.

Antigamente, em processos de seleção de pessoas, o conhecimento técnico era a principal habilidade avaliada nos candidatos. Hoje, os processos começaram a avaliar a “essência” dos candidatos, avaliando seu espírito de liderança, conhecimentos em gestão, “network”, capacidade de motivar e inspirar as pessoas, entre outras habilidades que antes não eram levadas em consideração. Ou seja, os valores são considerados mais importantes do que o conhecimento técnico, o qual a própria empresa poderá treiná-lo e capacitá-lo em sua área de atuação.

“O maior líder é aquele que reconhece sua pequenez, extrai força de sua humildade e experiência da sua fragilidade.” Augusto Cury

A capacidade de saber liderar e reconhecer seus pontos fortes e fracos não aparece naturalmente para todos. Para isso, existem academias de liderança, grupos que ensinam e auxiliam na descoberta do autoconhecimento e da inteligência emocional de cada indivíduo, fazendo-o atingir seu alto potencial de gestão e liderança.

Podemos citar os coaches profissionais como exemplo desses grupos, que auxiliam os indivíduos à alcançarem seus objetivos pessoais e profissionais. Por exemplo, apoiam pessoas que estão entrando no mercado de trabalho, pessoas que já atuam em suas áreas, porém encontram-se numa situação desfavorável, assim como grandes profissionais que desejam se desenvolver ainda mais.

Portanto, está claro o papel dos líderes e dos formadores e auxiliadores de liderança e gestão hoje em dia no mercado. Para ser um líder, não existe status social, não existem hierarquias ou barreiras. Existe apenas a força de vontade de aprender, de gerar resultados, de mudar a realidade em que vive e de motivar outras pessoas.

Saiba mais sobre a metodologia Educadoo em nosso site: www.educadoo.com.br

Share This:

One Comment

    Elaine de Souza

    Sou gerente de uma loja e tenho interesse sempre em aprender e melhorar sempre , para motivar minha equipe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*