LinkedIn, o que é e para que serve?

Saiba o que é e o por que você deve fazer o seu perfil no LinkedIn hoje mesmo.

Acredite se quiser, mas o LinkedIn é a rede social profissional que pode te ajudar a conseguir o trabalho dos seus sonhos! Lançado em 2003, hoje o LinkedIn é a maior rede profissional do mundo e mais de 29 MILHÕES de brasileiros utilizam a plataforma, que ganhou um layout muito mais simpático em 2017.

Para quem acredita que a plataforma é só mais uma dessas que você faz um perfil e é bombardeado por conteúdo sem graça, faz conexões sem importância ou que é um currículo online que não te leva a nada, eu te digo, você não poderia estar mais enganado.

Vão aqui alguns motivos do por que você deve fazer o seu perfil HOJE:

1 – SABER EM PRIMEIRA MÃO AS NOVIDADES DA ÁREA EM QUE VOCÊ ATUA

O LinkedIn é cheio de conteúdo direcionado e de qualidade para a sua vida profissional, afinal a maioria das pessoas influentes e experts em seus campos de atuação estão na plataforma, escrevendo diariamente sobre suas perspectivas, prospecções de mercado, inovações e previsões para o futuro.

É ali que se fala abertamente sobre as dificuldades e oportunidades, sobre o que está sendo abandonado e o que está sendo criado em cada área de atuação, afinal é muito mais oportuno escrever sobre assuntos tão específicos em uma rede na qual as pessoas tem real interesse em saber sobre esses assuntos.
Dificilmente você terá vários contatos ou acesso orgânico a pessoas que se interessem, por exemplo, por novas técnicas e softwares de automação em marketing digital ou tendências no mercado de varejo, através do Facebook.

Então, o feed do LinkedIn é sobre buscar os assuntos certos na rede social certa. Quem acompanha a rede diariamente ou mesmo uma vez por semana estará sempre atualizado e à frente no que se fala de inovação para sua área.
Além disso tudo, é possível utilizar da ferramenta de cursos online no LinkedIn que é cheia de conteúdos bacanas, mas que infelizmente ainda não estão disponíveis em Português.

2 – CONTATO DIRETO COM PESSOAS QUE ADMIRA – O NETWORK ONLINE

Nem só de conteúdo vive o LinkedIn, a plataforma também permite que você, além de seguir pessoas muito influentes, se conecte com pessoas e empresas que conhece ou gostaria de conhecer, te fornecendo um canal direto de contato profissional extremamente eficaz.

É possível, inclusive, abordar tais pessoas através de um chat, uma vez que já sejam conectados na plataforma ou através de um InMail (o e-mail do LinkedIn), para pessoas que não são seus contatos diretos, e, acredite, as pessoas são muito mais solicitas do que você imagina.

É possível tirar dúvidas, pedir conselhos, buscar parcerias, contatos e indicações, só não vale ter vergonha de entrar em contato com quem quer que seja ou ser sem noção ao puxar assuntos que não tenham nada a ver com o mundo profissional.
Lembre-se, quem tem boca (ou dedos) vai à Roma!

3 – CURRÍCULO ONLINE, COMPETÊNCIAS E CONQUISTAS

O LinkedIn funciona como um currículo online? Em partes sim, mas ele é muito mais do que isso!

Diferente do que estamos acostumados, o LinkedIn traz campos muito mais complexos, através dos quais é possível contar não só suas experiências profissionais e acadêmicas, mas também sobre projetos voluntários, cursos, certificados, experiências diversas, premiações, publicações, notas de provas, citar interesses, dentre outros.

Tudo isso cria um panorama muito mais completo e complexo sobre qual tipo de profissional você é ou tem potencial para ser, sem falar que é possível receber recomendações de outras pessoas, fazendo com que seu perfil tenha muito mais credibilidade.

Ainda, só para mencionar aqui, é possível ter seu perfil no LinkedIn em vários idiomas diferentes, facilitando o seu acesso ao mercado exterior.

4 – OPORTUNIDADE E VAGAS DE TRABALHO

No LinkedIn também é possível procurar por vagas de trabalho específicas. Vários recrutadores, grandes empresas e Startups utilizam da plataforma para postarem oportunidades, vez que a ferramenta é uma forma fácil e rápida de abordar e conhecer pessoas que sejam compatíveis com os perfis que procuram. Então, se você está procurando por algo, utilize das ferramentas de busca e fique de olho em vagas que te interessam com maior assertividade.

Aliás, mesmo que não esteja procurando ativamente por novas oportunidades, fazendo seu perfil no LinkedIn você poderá aproveitar as funcionalidades mencionadas nos tópicos acima, e, claro, nunca se sabe o dia de amanhã. Várias empresas e recrutadores utilizam da plataforma para ativamente captar pessoas que lhes interessam, entrando em contato pelo chat e fazendo boas propostas quando você menos espera.

Mas, para isso é preciso ter um perfil atualizado e funcional, fácil de ser encontrado, utilizando de palavras chaves que ajudem empresas e recrutadores a te conhecerem.

Para ajudar, falarei sobre como montar um perfil campeão em um próximo texto.

Resumindo, se você sonha com uma carreira brilhante e ainda não está no LinkedIn você está dando bobeira. Para fazer um perfil é só se cadastrar no www.linkedin.com e baixar o app no celular para receber notificações em tempo real, e, claro, ficar ligado nas dicas que daremos para que você faça um perfil de qualidade e ache aquela vaga ideal para você.

Abraços e até o próximo!

Letícia Rezende (Analista de Talentos) | Educadoo

Letícia, ou melhor, a Leka é uma pessoa inquieta que fala pelos cotovelos, como diria a mãe dela. Ela ama conhecer coisas novas, viajar, ler, escrever, adora ser desafiada e sair com os amigos nos finais de semana.

 

 

Share This:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*