Inbound: a metodologia que invadiu o mercado!

Se você está procurando vender qualquer tipo de produto, serviço ou ideia online, os antigos métodos de advertising e vendas tornaram-se irrelevantes. Para capturar a atenção da sua audiência e transformá-los de estranhos em leads, e posteriormente em clientes você precisa focar em criar conteúdo de qualidade e fazê-los irem até você.

 

O que é Inbound Marketing? Por que a metodologia Inbound está majoritariamente associada à ele?

O Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração, é um método de atração e conversão de clientes que revolucionou a forma de se trabalhar com propaganda e conteúdo. Diferente do Outbound Marketing, o Inbound consiste no relacionamento, nutrição e educação do consumidor para que este identifique valor no seu produto ou serviço.

O conceito de Inbound apareceu pela primeira vez, no ano de 2009, já associado com o segmento de marketing, com a publicação do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah nos Estados Unidos.

Desde então, o Marketing de Atração se transformou na grande tendência dentro do mercado de publicidade e propaganda, sendo aderido por uma tonelada de empresas de diferentes portes ao redor do mundo.

A principal diferença entre o Marketing convencional – que convencionamos chamar de Outbound Marketing – e o Inbound Marketing, é que no segundo quem procura a empresa é o cliente, e não o contrário.

O grande forte da metodologia Inbound, segundo a matéria do blog Resultados Digitais, referência em conteúdo sobre Inbound Marketing, é produzir conteúdo relevante a fim de atrair potenciais clientes para seu blog ou site. A partir daí é feito um eficiente trabalho de relacionamento, com o intuito de educar a audiência e potenciais clientes sobre o segmento de sua empresa, transformar sua empresa em referência em determinado assunto relacionado a seu mercado e influenciar na decisão de compra de futuros clientes.

 

Inbound Marketing: por que sua empresa não pode ficar de fora dessa

A grande verdade é que desde o ano 2010, o Inbound Marketing se alastrou de forma assustadoramente rápida e consistente. O motivo? O mercado já comprovou que, comparativamente, o modelo Inbound é 62% mais barato que o modelo de Outbound Marketing que estávamos convencionados à utilizar.

Além disso, estudos de caso produzidos pela empresa Resultados Digitais no blog do RD Station confirmam as inúmeras vantagens que o Inbound Marketing podem agregar para o seu negócio. Já são confirmados cases de sucesso nos mais diversos segmentos possíveis, como por exemplo no de software e tecnologia, saúde, educação, jurídico, indústria, serviços, setor imobiliário, ecommerce e outros.

Na realidade em que vivemos hoje, constantemente cercados pelos mecanismos de comunicação, as pessoas passam cada vez tempo online, navegando em redes sociais, procurando respostas nos mecanismos de busca e lendo conteúdos e emails em diversos tipos de dispositivos. Essas são, por si só, fortes prerrogativas para que sua empresa comece agora a implementar o Marketing de Atração, uma vez que ficar sem ele pode ser determinante para que seu negócio fique atrás de seus concorrentes.

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